quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Por uma visão mais ampla do tratamento da depressão.


Este ano completamos 50 anos desde a proposição da Teoria das Monoaminas para a Depressão, aquela que correlacionou o estado depressivo de um paciente com a diminuição das quantidades de serotonina e/ou noradrenalina cerebrais.  Desde então,  o tratamento medicamentoso da depressão busca, na maioria das vezes, o aumento das concentrações de um ou ambos os neurotransmissores.   

Por outro lado, é preciso lembrar que os antidepressivos não são pílulas mágicas capazes de construir a felicidade, tampouco são os únicos responsáveis por retirar alguém de um estado de humor deprimido. 

Digo isso porque fatores como alimentação, exercício físico e terapia cognitivo comportamental são tão eficazes quanto os próprios antidepressivos para casos de depressão leve a moderada e também devem ser encarados como parte do tratamento naqueles pacientes onde a gravidade aumenta. 

Basta lembrar que serotonina e noradrenalina são sintetizados a partir de aminoácidos como o triptofano e a tirosina, respectivamente, e que estes precisam ser ingeridos a partir da dieta. Ou ainda  o papel das vitaminas e micronutrientes na bioquímica relacionada ao controle do humor.

E a liberação de endorfinas depois do exercício físico? Não há como negar que os benefícios da  prática de atividade física estendem-se também à saúde mental. Assim, antes que a apatia tome conta do paciente, este precisa olhar para o exercício físico como um importante aliado na luta contra a depressão. 

Assim como deve entender a causa de seus problemas e, para isto, a terapia é uma grande aliada. Embora não seja minha área de estudo, é clara a influência do ambiente em muitos casos de depressão e há diversos trabalhos descrevendo o papel fundamental da terapia no tratamento.

Por fim, todo paciente com depressão precisa ser informado que sua doença é multifatorial e que a abordagem mais ampla será extremamente positiva, o fará melhorar mais rápido e sofrer menos com os efeitos colaterais dos medicamentos.




P.S.: Inseri uma enquete ali do lado para saber qual dos assuntos podemos aprofundar na semana que vem: Depressão e Alimentos; Depressão e Exercícios Físicos; Depressão e Medicamentos; Ficarei honrado com sua participação!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são bem vindos!