quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

No futuro: MEDICAMENTO DIGITAL


Pense em uma pessoa de 80 anos que utiliza pelo menos 15 medicamentos diferentes todos os dias. Assim como este Senhor ou Senhora,  existem milhões de idosos no mundo que diariamente precisam lembrar se tomaram ou não seus medicamentos. Para eles, seus familiares e profissionais da saúde que os acompanham, o ato de ingerir o tratamento significa a possibilidade manter tanto o sucesso da terapia quanto a qualidade de vida.  

Dentre as diferentes estratégias  utilizadas para estimular a adesão ao tratamento, uma das mais inovadoras é aquela proposta pela empresa americana Proteus Digital Health. Seus pesquisadores desenvolveram um sensor  tão pequeno, que quanto incorporado aos comprimidos tradicionais, não interfere no seu tamanho original. Este sensor é ativado pelo conteúdo ácido do estômago e envia informações a um adesivo parecido com um "band-aid" colado na pele do paciente. 

As informações como: ingestão ou não do medicamento; temperatura corporal; freqüência cardíaca; posição do paciente e perfil de atividade/repouso, podem ser monitoradas via aplicativo de celular tanto pelos parentes quanto pelos profissionais da saúde que o usuário. Não há duvida que os próximos anos serão de colheita de todo o conhecimento acumulado nas últimos décadas e, aparelhos inovadores como este, são alguns exemplos disto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são bem vindos!