quinta-feira, 21 de maio de 2015

Risco/Benefício da TRH na menopausa.

Frequentemente sou perguntado sobre os riscos e benefícios do uso da terapia de reposição hormonal (TRH) na menopausa. Na conversa que tento fazer com quem me pergunta, esclareço que a reposição não irá trazer os níveis de hormônios para valores iguais aqueles observados antes da menopausa e que o período ideal para a utilização da TRH encontra-se até os 5 anos após a menopausa.

A dúvida que habitualmente permeia a conversa é sobre o risco do desenvolvimento de câncer. Neste momento procuro esclarecer de que tipo de câncer estamos falando e tento mostrar que, como qualquer tratamento a TRH tem riscos e benefícios, podendo ser indicada a uma mulher mas não a outra. 

A figura abaixo foi publicada na revista Nature Reviews Endocrinology e os autores mostram os riscos (barras vermelhas) e os benefícios (barras azuis) da TRH na menopausa. Como podemos observar, a TRH parece aumentar o risco de câncer de mama, doença cardiovasculares (CHD), trombose venosa profunda (DVT), embolismo pulmonar, acidentes vasculares cerebrais e câncer de ovário. 

Estes riscos estão especialmente relacionados aquelas mulheres que pertencem a populações mais vulneráveis ao desenvolvimento destas patologia, não justificando a retirada do tratamento naquelas mulheres que não encaixam-se nestas populações.

Uma vez que a TRH reduz o risco de câncer de intestino, fraturas de quadril, coluna e outras  associadas as deficiências ósseas induzidas pela menopausa. 



Por fim, espero que a figura acima auxilie outros profissionais farmacêuticos no momento em que precisaram orientar suas paciente no balcão!

Um abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são bem vindos!