Há um tempo atrás, enquanto estudava a fisiologia do ciclo menstrual, li em um livro de fisiologia que a ovulação dependia de uma pequena resposta inflamatória para acontecer. Na mesma hora pensei: possivelmente uma mulher que esteja tomando antiinflamatórios neste período terá dificuldades para ovular.
Em 11 de junho de 2015, Sami Salman e seus colaboradores publicaram um trabalho confirmando esta hipótese (Salman S, Sherif B & Al-Zohyri A. Effects of some non-steroidal anti-inflammatory drugs on ovulation in women with mild musculoskeletal pain. Annual European Congress of Rheumatology. 11 June 2015).
Os autores avaliaram 49 mulheres divididas em 4 grupos: (1) 10 mulheres participaram do grupo placebo; (2) 16 mulheres ingeriram diclofenaco; (3) 12 mulheres ingeriram naproxeno; (4)11 mulheres ingeriram etoricoxibe.
Todos os medicamentos foram administrados nas doses recomendadas para o tratamento de dor muscular moderada, durante 10 dias, a partir do décimo dia do ciclo menstrual. Data onde o processo inflamatório associado a ovulação normalmente começa a acontecer.
Foi realizada a ultra-sonografia em todas as mulheres para verificar a ocorrência da ovulação e os resultados seguem abaixo:
das 10 mulheres do grupo placebo, 100% ovularam;
das 16 mulheres do grupo diclofenaco, 6,3% ovularam;
das 12 mulheres do grupo naproxeno, 25% ovularam;
das 11 mulheres do grupo etoricoxibe, 27,5% ovularam.
Estes resultados trazem um alerta para todo farmacêutico, que muitas vezes é indagado sobre os motivos que levam a dificuldade de engravidar, enfrentada por muitos casais. Digo isso porque o uso de antiinflamatórios também pode ser colocado na lista daqueles fatores a serem considerados.
Vamos continuar estudando!
Muito bom professor!!
ResponderExcluir